A beleza outonal do chá-de-marrocos (“Bidens aurea”)
Em pleno Outono, as belas flores brancas de centro amarelo do chá-de-marrocos (Bidens aurea) contrastam com o azul-esverdeado ou acinzentado da água, trazendo mais um pouco de alegria a esta estação.
O chá-de-marrocos, também conhecido por chá-de-espanha, é originário da América, de uma região que vai do sul dos Estados Unidos até à Guatemala. É, assim, uma planta exótica no nosso país, mas já está naturalizada, tanto cá como noutros países da Europa ocidental. (Diz-se que uma planta está naturalizada quando ela foi deslocada e passou a existir numa região onde antes não existia, e aí se mantém sem intervenção humana ao longo de vários ciclos de vida.)
Por ser uma planta bastante bela, é muito utilizada em jardins, e talvez tenha sido essa a causa da sua “dispersão”.
Felizmente, não parece ser muito invasora, pelo que podemos desfrutar sem remorsos da sua beleza nesta época em que as flores não abundam — a floração ocorre entre Agosto e Novembro.
Esta espécie da família Asteraceae cresce nas margens de lagos, rios e ribeiros. Costumo vê-la na ribeira de Odivelas e no lago do Parque da Paz, em Almada.
Mede entre 1,2 e 1,8 metros de altura.
Uma última nota: a espécie tem uma variante de pétalas amarelas (terá sido esta a razão para o “aurea” no nome científico) com pontas brancas.