Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arca de Darwin

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

Arca de Darwin

10
Mai13

Águias e leões no Benfica vs Chelsea

Arca de Darwin
Os dois clubes que disputarão a final da Liga Europa 2012/2013, no dia 15 de Maio, em Amsterdão, têm animais nos respectivos emblemas: a águia, no do Benfica (e também, por exemplo, no do Portimonense e no da Lázio);  e o leão, no do Chelsea (e também, por exemplo, no do Sporting, no do Olhanense e no do Marítimo). No caso do leão é fácil identificar a espécie. Trata-se da Phantera leo, género a que também pertence o tigre (Phantera tigris), o leopardo (Phantera pardus) e o jaguar (Phantera onca). Uma das características que une estes quatro felinos é a capacidade de rugir, graças à ossificação incompleta do osso hióide.

Leão (Panthera leo), Zoo de Lisboa

Em 2006, análises de ADN integraram um 5.º elemento neste grupo restrito: o leopardo-das-neves (Panthera uncia), anteriormente conhecido por Uncia uncia. No entanto, apesar da ossificação incompleta do osso hióide, o leopardo-das-neves é incapaz de rugir, pois a morfologia da sua laringe difere da dos outros quatro felinos.

Tigre (Panthera tigris), Zoo de Lisboa

O termo “águia” engloba várias espécies. No emblema do Portimonense trata-se da águia-de-Bonelli (Hieraaetus fasciatus), espécie que existe em Portugal, tal como acontece com a águia-real (Aquila chrysaetos), águia-imperial (Aquila heliaca) – visita-nos vinda de Espanha –, águia-gritadeira (Aquila clanga), águia-calçada (Hieraaetus pennatus) e águia-cobreira (Circaetus gallicus). Todas elas são de grande porte e têm bicos poderosos. Fora deste grupo ficam a águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), de dimensão média e incluída no grupo dos búteos, e o milhafre-preto (Milvus migrans). É a esta última espécie (ou ao milhano, Milvus milvus) que pertencia a ave que dava a volta ao relvado da Luz, pousada no braço do seu tratador. Depois chegou a “Vitória”, uma águia-de-cabeça-branca, oriunda da América do Norte, que encanta os adeptos com o seu majestoso voo sobre o campo de futebol.

Águia-de-cabeça-branca. Foto: Phil Coleman (United States Fish and Wildlife Service)

O leão do Chelsea simboliza virtudes como a bravura e a força. A águia do Benfica encarna a independência, a autoridade e a nobreza.