Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arca de Darwin

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

Arca de Darwin

28
Mar24

Arte urbana em Benfica

Arca de Darwin

Mural intitulado «Lḗthē» («esquecimento», em grego) da autoria do artista argentino Pastel (Francisco Diaz Scotto) na Rua Cláudio Nunes, em Benfica (Lisboa). Foi pintado em 2021 em parceria com a GAU (Galeria de Arte Urbana) e com a colaboração do Museu de História Natural e do Jardim Botânico de Lisboa, e representa quatro espécies de plantas que existem em Portugal e estão ameaçadas.

pastel lethe 1.jpg

 

 

pastel lethe 2.jpg

As espécies são:

- Coroa-de-frade, ou globulária-arbustiva (Globularia alypum) — Só existe um núcleo populacional com cerca de 40 indivíduos no Algarve. Categoria: Criticamente em Perigo.

coroa-de-frade.jpg

- Martagão (Liliim martagon) — Entre 2500 e 10 000 indivíduos no norte e centro de Portugal. Entre as ameaças estão os fogos florestais e a expansão de florestas de pinheiros e eucaliptos. Categoria: Vulnerável.

martagao.jpg

- Sapinho-do-sotavento (Spergularia tangerina) — Existe em apenas três pequenas áreas do sotavento algarvio. Categoria: Em Perigo.

sapinho-do-sotavento.jpg

 - Flor-imortal (Xeranthemum inapertum) — Menos de 1000 indivíduos numa área pequena em Trás-os-Montes. Categoria: Vulnerável.

flor-imortal.jpg

pastel lethe 3.jpg

 

4 comentários

Comentar post