Arte urbana em Benfica: Festival «Juntas Hacemos + Edição Lisboa»
De 24 a 27 de abril decorreu em Benfica, junto ao Centro Comercial Colombo, Largo da Revista Militar, a 2.ª Edição do Festival «Juntas Hacemos + Edição Lisboa», uma iniciativa do coletivo feminino mexicano «Juntas Hacemos +» que contou com a participação de 45 artistas de 15 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Finlândia, França, Geórgia, Irlanda, Itália, México, Portugal, Polónia, Reino Unido e Venezuela.
Como refere a Galeria de Arte Urbana, a iniciativa convida a uma «reflexão sobre a igualdade de género, o empoderamento feminino e a importância do ativismo social através da arte urbana».
Junto às obras do Festival encontram-se dois murais de 2023, da nossa já bem conhecida Mariana Duarte Santos (por exemplo, espreite este post ou este), de homenagem às mulheres do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, inspirados numa fotografia do 2.º Congresso Feminista e de Educação que se realizou em Lisboa em 1928.
Na placa que acompanha os murais pode ler-se: «Em 2023 cumprem-se 92 anos que as mulheres conquistaram o direito de voto em Portugal e 112 desde que a primeira mulher — Carolina Beatriz Ângelo —votou no país. Como abordagem ao tema “igualdade de género”, a artista Mariana Duarte Santos optou por homenagear as mulheres que lutaram pelo direito ao voto e pela liberdade das mulheres em relação mãos mais variados aspetos da sociedade.»