30
Set14
Cacatua-preta de Carnaby: "casa centenária precisa-se!"
Arca de Darwin
A imponente Cacatua-preta de Carnaby (Carnaby's Black-cockatoo) - Calyptorhynchus latirostris - existe apenas no Sul da Austrália Ocidental e está ameaçada. A principal causa do declínio da população é a desflorestação e a consequente perda de habitat que, na prática, compromete dois factores essenciais à sobrevivência da espécie.
O primeiro é a disponibilidade de ninhos. A cacatua-preta de Carnaby nidifica em buracos no tronco de eucaliptos, mas, devido ao seu tamanho - 56 centímetros de comprimento -, precisa de buracos de grande dimensão, disponíveis apenas em árvores com, pelo menos, 100 anos.
Para agravar ainda mais a situação, as espécies invasoras, como a cacatua-de-bico-comprido, por vezes ocupam os buracos disponíveis.
A segunda é a disponibilidade de alimento durante a época de reprodução. Neste caso o problema é que os habitats onde nidifica são muito diferentes dos habitats onde se alimenta. Ora, a fragmentação da paisagem complica bastante a tarefa de alimentar as crias e, em áreas onde os dois habitats distam mais de 12 km, inviabiliza mesmo o sucesso da reprodução.
Existem ainda outras ameaças, como o "roubo" de crias com o objectivo de as transformar em animais de estimação.
Apesar do estatuto de "Ameaçada", é fácil observar esta ave em Perth, nomeadamente porque é grande e desloca-se em barulhentos grupos de 10 a 40 indivíduos.
Quando encontram uma árvore apropriada, isto é, com as sementes e frutos de que se alimentam, começa um autêntico frenesim que deixa marcas bem visíveis no solo.
Depois seguem para a próxima árvore. Durante a deslocação alguns indivíduos chamam repetidamente pelos retardatários, voltando mesmo atrás para garantir que nenhum se perde. A insistência lá interrompe a refeição dos mais distraídos, que lá seguem o seu caminho com as sementes ainda na boca.
A espécie também é conhecida por cacatua-preta de bico curto, para a distinguir da cacatua-preta de bico comprido, e por cacatua de cauda branca, para a distinguir da cacatua de cauda vermelha.
Provavelmente reparou que, nas fotos, alguns animais têm o olho cor-de-rosa: são machos, e têm também o bico escuro. E a mancha branca na bochecha é mais pequena e mais esbatida do que a da fêmea.![carnabys black-cockatoo female]()










Macho
Fêmea
