Cinco lagartas
No último mês encontrei lagartas pertencentes a cinco espécies diferentes de borboletas. Resolvi juntá-las no mesmo post para destacar a variedade entre elas. E fico sempre fascinado com quão diferentes são das borboletas adultas.
Das cinco espécies, duas são de borboletas nocturnas — a Hyles euphorbiae e a Psilogaster loti. Nestes casos é difícil observar os adultos, mas as lagartas permitem saber que a espécie está presente naquela área.
Hyles euphorbiae
A borboleta deposita os ovos em eufórbias e a lagarta, assim que eclode, alimenta-se das cascas. Em seguida consome as folhas destas plantas, que são tóxicas, e (à semelhança desta) vai "reutilizar" os componentes tóxicos.
Pertence à família Sphingidae.
(Fui buscar a foto do adulto à Wikipedia.)
Imagem: Didier Descouens, CC BY-CA 4.0
Como se o padrão colorido vermelho, laranja, amarelo preto e branco não fosse suficiente para dissuadir qualquer predador, a lagarta exibe ainda uns longos pêlos brancos.
Pertence à família Lasiocampidae.
Tenthredo scrophulariae
Tratando-se de uma vespa-serra, ordem Hymenoptera, é mais correcto falar de larva do que de lagarta.
O nome do género (Tenthredo) talvez lhe seja familiar: é dele que deriva o nome da orquídea erva-vespa-rosada, Ophrys tenthredinifera, que é polinizada por esta vespinha.
Pertence à família Tenthredinidae e à subordem Symphyta.
(Fui buscar a foto do adulto à Wikipedia.)
Imagem: Richard Avery, CC BY-SA 3.0
Melitaea deione
Já aqui falei da borboleta fritilária-comum (Melitaea deione), mas ainda não tinha encontrado a lagarta desta espécie.
Papilio machaon
Da borboleta cauda-de-andorinha (Papilio machaon) já tinha mostrado a lagarta, mas estas fotos talvez sejam um bocadinho melhores.