Flores da ameixeira-de-jardim (“Prunus cerasifera”)
Nas cidades, um dos mais belos e exuberantes sinais de a Primavera estar a chegar é a floração da ameixeira-de-jardim (Prunus cerasifera), que tinge de branco e rosa parques, jardins e passeios.
A floração ocorre entre finais de Fevereiro e Abril.
As flores são brancas ou rosadas, têm 5 pétalas e medem 2,5 centímetros de diâmetro. Surgem antes ou mesmo tempo que as folhas, que são avermelhadas, contrastando assim com o verde das outras árvores. A espécie tem ainda mais uma característica que contribui para o seu sucesso enquanto planta ornamental nas cidades: é resistente à poluição.
Em Setembro ocorrerá a frutificação. Os frutos, de cor púrpura, também são pequenitos: têm entre 2 e 3,5 centímetros. E são amargos; mas servem para fazer doces e compotas.
A Prunus cerasifera é originária do sudeste da Europa e do sudoeste da Ásia. A variedade que vemos nos jardins é a “Pissardii” e deve o nome ao jardineiro do Xá da Pérsia, Ernest François Pissard, que enviou um exemplar para França para o seu amigo botânico Élie-Abel Carrière. Carriére, em 1881, baptizou a espécie de Prunus pissardii, mas, entretanto, o nome foi alterado para Prunus cerasifera — “Cerasifera” vem do grego kerásion (latim ceresĭa), ou seja, cereja, uma alusão ao tamanho pequeno dos frutos.
A espécie tem muitos nomes comuns para além de ameixeira-de-jardim: ameixoeira-púrpura, ameixoeira-de-pissard, abrunheiro-dos-jardins, ameixoeira-bastarda…