Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arca de Darwin

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

Arca de Darwin

14
Ago18

Gaiteiro-negro: a libelinha que teve azar com o nome científico

Arca de Darwin

O gaiteiro-negro também é conhecido por donzelinha-cobre e por calopterix-cobre. Estes nomes justificam-se pela cor escura das asas e pelo corpo acobreado com reflexos vermelhos.

Gaiteiro-negro, rio Sever, Portagem

A região ventral da parte final do abdómen tem um tom rosa vivo. Vai daí, decidiram chamar-lhe Calopteryx haemorrhoidalis. Como dizia o outro, "não havia necessidade".As asas das fêmeas são mais claras do que as dos machos e têm a ponta escura com uma mancha branca.

Fêmea

Macho

O gaiteiro-negro é uma libelinha, ou seja, o corpo é mais delicado do que o das libélulas e pousa com asas fechadas (sub-ordem Anisoptera, família Calopterygidae; as libélulas pousam com as asas abertas e peretencem à sub-ordem Zigoptera). Mede entre 45 e 48 milímetros. O acasalamento deste habitante das margens de ribeiros tem dois aspectos interessantes: o macho realiza uma corte pré-cópula em que exibe a pigmentação das asas (que indica resistência imunológica a parasitas); durante a cópula o macho retira o esperma que a fêmea armazenou em cópulas anteriores.