Glendalough: lagos, cascatas e uma aldeia do século VI
O vale glacial de Glendalough fica em pleno Parque Nacional das Montanhas Wicklow, no condado de Wicklow, Irlanda, a cerca de 75 minutos de carro de Dublin. A zona é conhecida pelos seus dois lagos quase adjacentes — o imponente Upper Lake e o mais modesto Lower Lake — e pela aldeia monástica que remonta ao século VI.
Glendalough significa vale dos dois lagos. No vale, antes dos lagos, encontra-se a aldeia que foi fundada por São Kevin. A entrada no povoado é assinalada por um portão de dois arcos — que originalmente tinha dois andares servia como medida defensiva —, que é o único do género na Irlanda.
Na aldeia é possível ver o cemitério, a igreja de São Kevin e a torre redonda, formato que, como referido em posts anteriores, indica a sua origem católica. A torre tem cerca de 30 metros de altura e seis andares. Era nela que todos os habitantes da aldeia se refugiavam, por exemplo, durante os ataques dos viquingues.
Da catedral de São Pedro e São Paulo já só restam algumas paredes.
Saindo da aldeia pelo lado esquerdo, o Lower Lake apresenta-se do lado direito e, do lado oposto, várias quedas d’água vão surgindo ao longo do caminho.
O Lower Lake
As quedas d’água
Mais à frente, revela-se finalmente a imponente paisagem do Upper Lake e do enorme vale glaciar.
No meio da monumentalidade das montanhas, dos lagos e de verde envolvente há também muitos detalhes que merecem a atenção.