Kilkenny: a cidade medieval
A cidade medieval de Kilkenny fica a sudoeste de Dublin, Irlanda, a duas horas de viagem de carro. As suas origens remontam ao século VI.
Esta pequena cidade tem muitos pontos de interesse (infelizmente, não tive tempo suficiente para os visitar adequadamente). O mais imponente é o Castelo de Kilkenny, com o seu jardim de 21 hectares. Construído em 1260, fica junto ao rio Nore.
A torre redonda da St Canice’s Cathedral pode ser visitada (não tive tempo para o fazer, mas gostava de ter subido até lá cima para poder observar toda a cidade).
A cervejeira Smithwick’s também pode ser visitada.
Não tive tempo para a visita guiada na cervejeira Smithwick’s, mas provei a sua famosa — e deliciosa — Red Ale num pub minúsculo: o Hole in the Wall (Buraco na Parede). Este pub encontra-se num beco perpendicular à rua principal, num edifício que foi construído em 1582. Na última década do século XVIII era considerado a taverna mais popular da Irlanda, pois era frequentado pelos famosos que ficavam hospedados no Castelo. É claro que também era frequentado pelos homens locais, que, reza a história, além das conversas, da música e da bebida, também desfrutavam da companhia de «mulheres da vida». Ora as esposas destes senhores começaram a reunir-se à porta do pub para protestarem contra o que presumiam passar-se no seu interior e para reclamarem com os maridos à saída. Os maridos, por seu lado, protestavam com o proprietário do pub, para que este corre-se com as esposas dali para fora. A cena repetia-se dia após dia. A dada altura, o proprietário, farto de todos os protestos, decidiu abrir um buraco na parede traseira do edifício para que os seus clientes pudessem sair sem serem vistos e incomodados pelas esposas, e daí o nome do pub. O edifício do Hole in the Wall esteve praticamente em ruínas, mas foi recuperado recentemente por um médico que se apaixonou por ele e que manteve muita da pedra e da madeira original. A renovação demorou 10 anos. O pub reabriu em 2019 e serve de palco a inúmeros eventos culturais.
Numa outra rua estreita perpendicular à rua principal está uma casa que em 1924 pertencia a uma senhora da nobreza hiberno-normanda chamada Dame Alice Kyteler. Alice enriquecera após a morte misteriosa dos seus quatro anteriores maridos. Acusada de bruxaria, foi condenada à morte por heresia, o que significava arder na fogueira. A sua criada, Petronella de Meath, foi acusada de ser uma das cúmplices de Alice. Alice fugiu, e Petronella, para acalmar a turba reunida à porta do edifício municipal, foi obrigada a ocupar o seu lugar, tendo sido açoitada e queimada viva. Em 1324, aos 24 anos, Petronella tornou-se a primeira mulher a ser queimada na fogueira pelo crime de heresia na Irlanda.
A Black Abbey (o nome vem da capa negra usada pelos dominicanos) tem vitrais fabulosos, e o vitral da Janela do Rosário é mesmo o maior da Irlanda. Tem também uma imagem dos Três Pastorinhos e uma estátua da Nossa Senhora de Fátima.
Uma última curiosidade: O desporto mais praticado em Kilkenny não é o futebol, nem o rugby, mas sim o hurling, uma espécie de hóquei em campo.