Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arca de Darwin

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

Arca de Darwin

04
Abr13

“Natural Beauty” – sensualidade em prol do ambiente

Arca de Darwin
A Natureza é sexy, e a sensualidade cativa. Mas estas características andam há muito arredadas das campanhas de sensibilização ambiental. Até agora. O responsável é o fotógrafo australiano James Houston, que vive em Nova Iorque, também conhecido pela participação em projectos de solidariedade, como a luta contra o cancro da mama, a educação sexual na adolescência e a prevenção da sida. Houston intervém através das imagens que cede para diferentes campanhas, dos documentários que realiza, e dos seus livros de fotografias cujas receitas revertem para diferentes entidades. Em 2006 o seu livro Move for AIDS rendeu mais de 500.000 dólares, que foram destinados a várias iniciativas de luta contra a sida.

Caitriona Balfe. Foto de James Houston, em "Natural Beauty"

Em Março deste ano Houston apresentou o seu novo projecto: “Natural Beauty”. “Tenho a felicidade de poder trabalhar em projectos criativos que façam a diferença na comunidade. Desta vez quis fazer algo que, de certa maneira, trouxesse a componente sexy para a sensibilização ambiental”, explica James Houston no primeiro episódio de The Making of Natural Beauty, série online de 12 episódios (o 5.º ficou disponível ontem) que mostra os bastidores da produção do livro e promove a exposição de fotografias que estará patente na MILK Gallery, Nova Iorque, de 23 de Abril a 5 de Maio. “Inspirei-me na natureza para criar um projecto fotográfico que, além de permitir concretizar a minha fantasia de fotografar celebridades fascinantes e os melhores top models do mundo, chegasse a um público mais jovem e o envolvesse no debate sobre o ambiente”, acrescenta Houston.

David Agbodji. Foto de James Houston, em "Natural Beauty"

O trabalho começou em Março de 2012 e contou com a participação do MILK Studios. Desta vez o fotógrafo decidiu apoiar a ONG Global Green USA, filial norte-americana da Cruz Verde Internacional (Green Cross International), organização ambiental criada um ano após a Cimeira da Terra (1992) por Mikhail Gorbachev, ex-presidente da União Soviética. 

Anja Rubik. Foto de James Houston, em "Natural Beauty"

O resultado salta à vista. O enorme talento de Houston funde e harmoniza na perfeição formas humanas e elementos naturais. No caso da modelo Eniko Mihalik, Houston fotografou-a no Central Park, em Nova Iorque, envolvida pelo vibrante espectáculo das magnólias em flor. Este é um cenário que ele conhece bem. “Em Nova Iorque estamos rodeados de cimento. A natureza é a última coisa em que pensamos. Cresci numa quinta no interior da Austrália, o que é um contraste enorme com esta realidade. Mas adoro ir para a rua, em Nova York ou nos arredores arredores, e vivenciar a natureza. Julgo que, enquanto seres humanos, todos ansiamos por esse contacto com a natureza”, partilha Houston na série online. 

Anja Rubik. Foto de James Houston, em "Natural Beauty"

A modelo Anja Rubik é uma das protagonistas de “Natural Beauty”. Praticante de mergulho à 13 anos, Anja realça o seu fascínio por tubarões e golfinhos, e a sua preocupação com a preservação dos oceanos: “Espero que o livro chegue àqueles que seguem o mundo da modo e os oriente para temas como a conservação do ambiente, de modo a que saibam a quem se dirigir e como participar”.

Elettra Weidemann. Foto de James Houston, em "Natural Beauty"

Elettra Weidemann não hesitou em participar em “Natural Beauty”. “Há muito que me interesso por projectos ligados à sustentabilidade. Por isso, quando recebi o convite do James aceitei de imediato”, conta a modelo no mais recente episódio “The Making of Natural Beauty”. “As imagens belas e poderosas fazem a diferença, ou pelo menos põem as pessoas a falar sobre um determinado assunto, como espero que aconteça quando virem corpos bonitos acompanhados de um coral ou de uma flor, ou qualquer outro elemento natural incluído na fotografia”, perspectiva a modelo. Elletra é co-fundadora da One Frickin Day, organização sem fins lucrativos com projectos  humanitários em África e na América. É caso para dizer que “filha de peixe sabe nadar”, já que a sua mãe, a famosa actriz Isabella Rossellini, é também conhecida pelo forte envolvimento na conservação da Natureza e pelas suas acções enquanto embaixadora da Unicef.

Capa do livro "Natural Beauty", de James Houston

Nas 224 páginas de “Natural Beauty” encontramos outras caras conhecidas, como as modelos Elle MacPherson e Christy Turlington, ou os actores Adrien Grenier (A Vedeta) e Emma Watson (Saga Harry Potter). O livro custa 50 dólares (cerca de 40 euros) e está à venda em www.damianieditore.com e, por exemplo, na Amazon.