Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arca de Darwin

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

Arca de Darwin

10
Out12

“Nunca será cientista”, mas ganhou o Nobel

Arca de Darwin
O Prémio Nobel da Medicina 2012 foi atribuído esta segunda-feira ao médico japonês Shinya Yamanaka (50 anos), e ao biólogo britânico John Gurdon, 79 anos, “pela descoberta de que as células maduras podem ser reprogramadas para serem pluripotentes”. Yamanaka afirmou que receber este prémio só foi possível graças ao trabalho de Gurdon.

John Gurdon. Foto: Wellcome Library, London

De facto, Gurdon publicou em 1962 o trabalho que a academia sueca agora homenageia, mas realizou as experiências com células-tronco (por cá chamam-se “células estaminais”, devido à tradução errada de “stem” para “estame”) em 1958, com 25 anos. Uma década antes, tinha Gurdon 15 anos, o relatório escolar sobre o actual Nobel da Medicina 2012 afirmava: “Acho que Gurdon tenciona ser cientista; face à sua prestação actual isto é completamente ridículo; se ele nem consegue aprender factos biológicos básicos não terá qualquer possibilidade de realizar o trabalho de um especialista; seria uma perda de tempo, quer para ele, quer para quem tivesse de o ensinar”.

Relatório escolar de John Gurdon. Foto: John Gurdon

O relatório também referia: “Ele teve vários problemas porque não liga ao que lhe dizemos, e insiste em fazer as coisas à maneira dele”.Como escreveu Ralph Waldo Emerson em A confiança em si: “Acreditar no vosso próprio pensamento, crer que aquilo que é verdadeiro para vós, no fundo do coração, também o é para todos os homens – tal é a marca do génio”.