O tóxico cogumelo-do-riso (“Gymnopilus junonius”)
O nome «cogumelo-do-riso» (uma tradução do inglês laughing cap que tem sido adotada no nosso país) é útil porque alerta para o facto de o Gymnopilus junonius ser tóxico e alucinogénico.

No entanto, tem outras qualidades redentoras, como ser muito fotogénico e degradar a matéria morta no chão das florestas (é um cogumelo saprófita), embora também cresça em troncos de árvores saudáveis.

Em geral, o pé amarelado tem entre 7 e 12 centímetros de altura e o chapéu laranja-acastanhado tem entre 5 e 13 centímetros de diâmetro, mas o primeiro pode chegar aos 30 centímetros e o segundo aos 26 centímetros.


Além do tamanho e da cor garrida, o G. junonius também chama a atenção por ocorrer em grupos, formando grandes manchas alaranjadas entre o verde das florestas.


