Orquídea serapião-de-flores-grandes (“Serapias cordigera”)
O serapião-de-flores-grandes (Serapias cordigera), também conhecido por erva-língua-maior, é uma das cinco orquídeas selvagens do género Serapias que existem em Portugal. Este género é caracterizado por ter o labelo em forma de língua.
As diferentes espécies deste género são muito parecidas. No entanto, há uma que se distingue facilmente das outras pela cor: a S. perez-chiscanoi, conhecida por erva-língua-verde ou serapião-verde, que tem flores muito claras, de um verde-amarelado ou esbranquiçado. Nunca encontrei esta espécie, que está ameaçada, com estatuto Em Perigo.
Já o serapião-de-flores-grandes, tal como nome indica, distingue-se das restantes por as suas flores serem, efetivamente, maiores! Também apresenta uma inflorescência densa com 2 a 12 flores, ao passo que nas restantes orquídeas deste género as flores dispõem-se ao longo do caule.
As espécies do género Serapias distinguem-se pela cor e forma do labelo e pelo número de calosidades do hipoquilo (a parte interior do labelo, que nestas fotos não se vê).
Na S. cordigera, o labelo é vermelho-escuro com pelos brancos, o epiquilo (a parte exterior do labelo) tem forma de coração e o hipoquilo tem duas calosidades.
Mede 12 a 40 centímetros de altura.
Prefere prados e clareiras de matos.
O período de floração é entre março e junho.
Existe na Europa e no Norte de África.