Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arca de Darwin

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

"Look deep into nature, and then you will understand everything better", Albert Einstein

Arca de Darwin

15
Out12

Sylvia com cabeça preta

Arca de Darwin
A toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala) tem a cabeça preta e um característico círculo vermelho em volta do olho. É a espécie  mais abundante deste género fora das áreas urbanas, locais onde é mais fácil encontrar a toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla). Esta distingue-se da S. melanocephala pois, como o nome indica, apenas tem o alto da cabeça escuro (preto nos machos; castanho nas fêmeas). A S. melanocepahala também apresenta dimorfismo sexual: a cabeça dos machos é preta; a das fêmeas é acinzentada.

Ave típica do matagal mediterrânico, a toutinegra-de-cabeça-preta alimenta –se preferencialmente de insectos, mas também consome uvas, figos e frutos silvestres. Um estudo (2005) realizado na Catalunha, Espanha, mostrou que a toutinegra-de-cabeça-preta tem, em média, uma área vital de 22.300 m2,  cerca de três superior ao seu território. A área vital é o espaço que um animal usa nas suas actividades de procura de alimento, reprodução, descanso e cuidados parentais. O território é a porção da área vital que os indivíduos defendem activamente.

O estudo revelou que os machos duplicam a área do território após o primeiro ano de vida (a espécie vive até 8 anos). Na região onde decorreu a investigação existiam 7,3 pares reprodutores em 10 hectares (cerca de 10 campos de futebol).