Takarabune na Festa do Japão
No dia 24 de junho realizou-se mais uma Festa do Japão no Jardim Vasco da Gama, em Belém, Lisboa. Um dos pontos altos do dia foi, sem dúvida, a apresentação do grupo Takarabune, uma companhia dedicada a uma dança criativa tradicional com mais de 400 anos que dá pelo nome de «Awa Odori».
Chamar-lhes companhia de dança é algo redutor. Todos os membros são dançarinos, músicos, e também atores. E levam a dança Awa Odori a novos horizontes. Como se pode ler no seu site: «O seu estilo de dança distintivo é tão agressivo e vigoroso que foi caracterizado como “dança além de Awa Odori”».
O grupo já atuou em mais de 20 países (por cá, a seguir a Lisboa, esteve no dia 25 em Leiria, no Jardim da Almuinha, e no dia 26 em Coimbra, na Faculdade de Letras). Pode espreitar vários vídeos de espetáculos nas páginas do grupo no Facebook e no Instagram.
«Takarabune», segundo a Wikipédia, significa «Navio do Tesouro»: Um «navio mítico pilotado através dos céus pelos Sete Deuses da Boa Sorte durante os três primeiros dias do Ano Novo», que inclui tesouros como o chapéu da invisibilidade e uma bolsa que nunca fica sem moedas…